X, o antigo Twitter, terá plataforma de vídeos para rivalizar com o YouTube

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

12/03/2024 - 09:152 min de leitura

X, o antigo Twitter, terá plataforma de vídeos para rivalizar com o YouTube

Fonte :  GettyImages 

Imagem de X, o antigo Twitter, terá plataforma de vídeos para rivalizar com o YouTube no tecmundo

A empresa X, anteriormente conhecida como Twitter, vai lançar um novo aplicativo em breve. De acordo com fontes consultadas pela Fortune, o projeto é uma plataforma de vídeos muito similar ao YouTube.

Ainda sem um nome revelado, o serviço será apresentado já na próxima semana. Inicialmente, ele é voltado apenas para Smart TVs, começando por modelos das fabricantes Samsung e Amazon.

TVs da Samsung devem ser as primeiras a rodar o novo app de vídeos do X.TVs da Samsung devem ser as primeiras a rodar o novo app de vídeos do X.

Segundo a reportagem, o bilionário Elon Musk quer fazer com que o usuário da rede social X se mantenha na plataforma e use ela cada vez mais para consumir vídeos de longa duração, principalmente em telas maiores

Até o momento, o empresário não comentou oficialmente o assunto ou confirmou a existência do app.

Musk quer ir além de uma rede social

O projeto de lançar um aplicativo de consumo de vídeos rival do YouTube é parte da estratégia de longo prazo de Musk de distanciar o X do antigo Twitter. Para isso, a ideia é adicionar cada vez mais recursos à plataforma e lançar novos produtos sob essa marca.

Um dos motivos que levou o empresário a apostar em outras iniciativas é a queda nos acessos e na receita da rede social. Após a compra, confirmada há pouco mais de um ano, o serviço perdeu mais da metade do valor de mercado e ainda responde a uma série de processos movidos por ex-funcionários.

Musk já falou anteriormente que gostaria de transformar o X em um "superapp" com recursos variados. Tempos depois, ele reforçou o objetivo de focar em vídeos e também lançar um chatbot de inteligência artificial (IA).

Parcerias com jornalistas e influenciadores já foram fechadas, em especial figuras dos Estados Unidos como o analista político conservador Tucker Carlson e o âncora Don Lemon, ex-CNN. Além disso, transmissões ao vivo voltaram recentemente à rede social.

Musk quer transformar o X em algo além de uma rede social.Musk quer transformar o X em algo além de uma rede social.

Outro indício da mudança está em dos maiores youtubers da atualidade, Mr. Beast, que também começou a postar vídeos no X recentemente. Pela aproximação com a plataforma, é possível que ele seja uma das atrações iniciais do novo aplicativo rival do YouTube.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes