5G: Curitiba, Salvador e Goiânia recebem tecnologia amanhã (16)

Por André Luiz Dias Gonçalves

15/08/2022 - 08:001 min de leitura

5G: Curitiba, Salvador e Goiânia recebem tecnologia amanhã (16)

Fonte :  Unsplash 

Imagem de 5G: Curitiba, Salvador e Goiânia recebem tecnologia hoje (16) no tecmundo

O sinal do 5G puro, o standalone (SA), será ativado nas cidades de Curitiba (PR), Salvador (BA) e Goiânia (GO) nesta terça-feira (16), de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a disponibilidade, moradores desses municípios com celulares compatíveis podem ter acesso a conexões mais rápidas e outros benefícios.

Além destas capitais, as cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) já possuem acesso à quinta geração da internet móvel. Nelas, as estações com a tecnologia ativada operam na faixa de 3,5 GHz, que garante as melhores potencialidades do sinal.

Vale destacar que o 5G SA opera na mesma frequência utilizada pelas antenas parabólicas convencionais (Banda C). Dessa forma, quem possui o equipamento antigo em funcionamento precisa trocá-lo para evitar interferências no recebimento do sinal da TV aberta.

As estações 5G serão ativadas em mais cidades.As estações 5G serão ativadas em mais cidades.

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que recebem o sinal da TV aberta nas parabólicas antigas, podem solicitar o kit gratuito de antena digital. O pedido pode ser feito no site da Siga Antenado ou no telefone 0800-729-2404, com o serviço incluindo a instalação do novo equipamento.

E as outras capitais?

Quando o 5G estará disponível em minha cidade? Depois das capitais paranaense, baiana e goiana, os municípios de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Palmas (TO) e Rio de Janeiro (RJ) devem ser os próximos a ter o sinal ativado, até o dia 29 de agosto.

Já nas demais 15 capitais, a ativação do 5G puro deve acontecer até 28 de outubro, conforme as atualizações mais recentes do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi).

A entidade informou ainda que existe a possibilidade de antecipação do calendário de liberação do 5G, caso as ações de limpeza da faixa e mitigação de interferências aconteçam antes do previsto.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes