Neutralidade da rede? Burger King explica usando hambúrgueres

Por Rafael Farinaccio

26/01/2018 - 08:591 min de leitura

Neutralidade da rede? Burger King explica usando hambúrgueres

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Imagem de Neutralidade da rede? Burger King explica usando hambúrgueres no tecmundo

Se você ainda não ouviu falar em Neutralidade da Rede, pode apostar que ainda vai escutar muito sobre isso. Trata-se de uma série de regras que têm como objetivo impedir que operadoras discriminem o tráfego de qualquer site ou serviço em suas redes a fim de obter benefícios financeiros. Nos Estados Unidos, a briga está acirrada após o órgão equivalente à Anatel lá ter derrubado as principais regras que garantiam o princípio da Neutralidade da Rede para a internet.

Lá nos Estados Unidos, a empresa lançou um vídeo bem-humorado que tenta explicar como funciona o princípio de Neutralidade da Rede

Aqui no Brasil, a coisa deve ficar mais preocupante muito em breve. O setor de telecomunicações no Brasil se articula para pressionar as autoridades a fim de acabar com a neutralidade da rede por aqui também. Temendo que as prestadoras de internet possam conseguir delimitar velocidades diferentes para cada coisa que acessamos e cobrar caro em troca de melhores conexões, muita gente está fazendo campanha para que isso não aconteça.

Hambúrgueres contra a neutralidade da rede

O mais novo reforço nessa luta é a rede de fast food Burger King. Lá nos Estados Unidos, a empresa lançou um vídeo bem-humorado que tenta explicar como funciona o princípio de Neutralidade da Rede – e como isso é ruim para as pessoas – usando o seu mais famoso hambúrgues, o Whopper. A produção (em inglês) mostra pessoas indignadas ao comprar um sanduíche e serem obrigadas a esperar horas para recebê-los. Porém, caso eles paguem valores mais altos, a velocidade de preparação do hambúrguer aumenta consideravelmente.

Whoppers são vendidos no valor padrão da rede nos Estados Unidos, US$ 4,99, mas com Mbps lento (no vídeo, Mbps significa “making burgers per second”, ou “fazendo hambúrgueres por segundo”). Para ganhar prioridade e receber seu sanduíche primeiros, os clientes teriam que pagar US$25,99, o que deixa os participantes da “pegadinha” horrorizados. Confira o vídeo a seguir:

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