Google homenageia Leonardo Torres-Quevedo, inventor do primeiro jogo eletrônico [vídeo]

Por Felipe Gugelmin Valente

31/10/2012 - 07:571 min de leitura

Fonte :

Imagem de Google homenageia Leonardo Torres-Quevedo, inventor do primeiro jogo eletrônico [vídeo] no site TecMundo

Em comemoração ao centenário da invenção mais famosa criada por Leonardo Torres-Quevedo, a Google publicou em seu blog oficial uma homenagem àquele que é considerado o inventor do primeiro game eletrônico da história. Batizada como “El Ajedrecista” (O jogador de xadrez), a máquina desenvolvida por ele contava com um algoritmo que permitia a ela jogar uma partida contra um ser humano sem qualquer auxílio externo.

Torres-Quevedo também é a mente por trás de diversas outras invenções, tendo sido o segundo homem do mundo a demonstrar o funcionamento de um controle remoto. Ele também foi o responsável pelo design de aeronaves usadas pela França e pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, além de ter ajudado a criar o teleférico que passa por cima das Cataratas do Niágara, em Ontário.

As ambições do inventor espanhol eram tão grandes que, em 1915, a revista Scientific American afirmou que ele gostaria de “substituir a mente humana por máquinas”. Durante sua vida, Torres-Quevedo construiu diversos aparatos mecânicos capazes de solucionar equações algébricas, chegando a surpreender uma multidão em Paris com um aparelho atrelado a uma máquina de escrever que se mostrava capaz de responder corretamente aos cálculos matemáticos que eram digitados pelos presentes.

Conferência focada no inventor

Apesar de o inventor ter feito um trabalho bastante variado, foi a “El Ajedrecista” que realmente marcou a sua carreira. Acompanhado por um braço mecânico (mais tarde substituído por ímãs), o aparelho era capaz de barrar jogadas ilegais, além de se mostrar incapaz de perder devido às condições de jogo impostas pelo seu criador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Museu Torres-Quevedo)

Para honrar o centenário da invenção, a Google se uniu ao departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Técnica de Madrid para preparar uma conferência focada em discutir o legado deixado por Torres-Quevedo. Marcado para acontecer no dia 7 de novembro, o evento vai contar com diversas palestras e painéis de discussão, incluindo a exibição de vários dispositivos criados por ele.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também