Novos benchmarks comprovam o poder da Radeon R9 290X

Por Felipe Gugelmin Valente

02/10/2013 - 02:491 min de leitura

Novos benchmarks comprovam o poder da Radeon R9 290X

Fonte :

Imagem de Novos benchmarks comprovam o poder da Radeon R9 290X no site TecMundo

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Uma nova rodada de benchmarks feita pelo site TechPowerUp mostra que, ao menos no que diz respeito a poder bruto, a nova Radeon R9 290X não decepciona. O modelo utilizado conta com frequência de processamento principal de 1050 MHz e 4 GB de memória RAM de 4,5 GHz com bus de 512 bits, o que resulta em uma largura de banda de 300 GB/s.

Há grande possibilidade de que a versão avaliada pelo analista identificado somente como “Great Kim” esteja em estágio pré-comercial, o que dá indicação de que o produto pode ser ainda mais poderoso quando chegar ao mercado. Para testar a placa, foram usados títulos como Aliens vs. Predators, Battlefield 3, Crysis 3, GRID 2, Tomb Raider, RAGE e The Elder Scrolls V: Skyrim com a resolução 5760x1080 pixels com diferentes níveis de anti-aliasing.

Como base de comparação foi usada a NVIDIA GeForce GTX Titan, uma das GPUs mais poderosas disponíveis atualmente no mercado. Vale notar que, como as placas de vídeos das duas empresas se comportam de maneira diferente durante o uso de múltiplos displays, os resultados obtidos não podem ser considerados exatamente precisos.

(Fonte da imagem: Reprodução/TechPowerUp)

De qualquer forma, os resultados indicam a superioridade da R9 290X em praticamente todas as situações nas quais o filtro de anti-aliasing foi utilizado. No entanto, é possível observar que a maioria dos títulos utilizados são otimizados para trabalhar com produtos da AMD, algo que pode ter influenciado a análise. Mesmo assim, é difícil não ficar surpreso com o poder de fogo da GPU, cujo lançamento deve acontecer no dia 15 de outubro pelo preço sugerido de US$ 599 — quase metade do preço do dispositivo da NVIDIA.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também