AMD revela detalhes oficiais sobre a Radeon HD 7990

Por Felipe Gugelmin Valente

24/04/2013 - 03:102 min de leitura

AMD revela detalhes oficiais sobre a Radeon HD 7990

Fonte :

Imagem de AMD revela detalhes oficiais sobre a Radeon HD 7990 no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)

A Advanced Micro Devices (AMD) revelou na última terça-feira (23) as especificações oficiais da nova placa de vídeo Radeon HD 7990. Contando com dois chips baseados na arquitetura Tahiti, a novidade é um verdadeiro monstro tecnológico que conta com 8,6 bilhões de transistores que propiciam um desempenho sem igual na hora de rodar games.

Segundo a desenvolvedora, o novo produto é capaz de lidar com conteúdos pesados em resolução 4K sem qualquer problema. Graças à tecnologia AMD Eyenfinity, é possível usar com GPU para trabalhar com até seis monitores de forma simultânea — característica já bem conhecida por quem acompanha os lançamentos da empresa.

Especificações técnicas

  • 8,6 bilhões de transistores;
  • 4.096 processadores stream capazes de gerar um poder computacional de 8,2 teraflops;
  • Suporte a resolução 4K;
  • Suporte a até 6 GB de memória GDDR 5;
  • Conexão PCI Express 3.0;
  • Bandwith de 96 GB/s.

O preço de venda sugerido pela empresa é de US$ 999, o que deixa claro que o produto é voltado somente ao mercado de entusiastas. Quem decidir levar a placa de vídeo para casa leva como brinde os games BioShock Infinite, Tomb Raider, Crysis 3, Far Cry 3 Blood Dragon, Hitman Absolution e Deus EX: Human Revolution.

Segundo Devon Nekuchuk, diretor de produtos gráficos da AMD, a nova placa de vídeo bate facilmente o desempenho da GeForce GTX 690, produzida pela rival NVIDIA. Ele afirma que o dispositivo é tão poderoso que consegue rodar jogos pesados como Crysis 3 na resolução 3840x2160 sem qualquer queda de desempenho.

“Queríamos suporte à maior quantidade possível de memória, porque games de alto desempenho estão famintos por isso”, justificou Nekechuk. Segundo ele, o dispositivo estava presente nos computadores que a Electronic Arts usou para demonstrar o aguardado FPS Battlefield 4.

O executivo garantiu que o novo dispositivo também se destaca por produzir uma quantidade mínima de barulho. Dados divulgados pela companhia afirmam que a GPU produziu ruídos de 37,8 dBAs, valor inferior àqueles produzidos pela GTX 690, que em testes alcançou uma média de 47,5 dBAs.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também