FIFA vai passar a usar replays para decidir jogadas polêmicas

Por Felipe Gugelmin Valente

03/06/2016 - 09:591 min de leitura

FIFA vai passar a usar replays para decidir jogadas polêmicas

Fonte : IFAB

Maior entidade mundial do futebol, a FIFA tem sido bastante reticente no uso de tecnologias modernas. Assim, surge como surpresa a revelação de que ela vai começar a permitir que replays televisivos sejam usados como base para que árbitros possam decidir o que fazer diante de jogadas polêmicas.

A decisão foi tomada junto ao Quadro Internacional da Federação de Futebol, que determinou que vídeos podem ser usados para decidir sobre cobranças de pênalti, aplicação de cartões vermelhos e gols. Os primeiros testes devem ser iniciados em 2017, mas as entidades só devem decidir se o sistema realmente vai ser aplicado em 2018 ou 2019 — ou seja, são poucas as chances de que ele já funcione durante a próxima Copa do Mundo.

undefinedTecnologia chega aos gramados em 2017

Entre as ligas que vão adotar a novidade estão a Major League Soccer (dos Estados Unidos), a Bundesliga (Alemanha) e a Liga-A Hyundai da Austrália. A tecnologia também vai ser aplicada em competições no Brasil, na Holanda e em Portugal, o que vai permitir à FIFA ter uma noção mais completa de seu impacto em âmbito global.

“Acreditamos que chegou a hora de um mecanismo que ajude árbitros a evitar decisões claramente incorretas que mudam um jogo. Estamos ansiosos para trabalhar com a IFAB e com a FIFA no teste de assistentes de vídeo para nossos juízes”, afirmou a Major League Soccer em um comunicado.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também