‘Oculus Quest Pro’: Zuckerberg mostra prévia de novo headset VR

Por Daniel Trefilio Pereira de Carvalho

13/05/2022 - 02:002 min de leitura

‘Oculus Quest Pro’: Zuckerberg mostra prévia de novo headset VR

Fonte :

Imagem de ‘Oculus Quest Pro’: Zuckerberg mostra prévia de novo headset VR no tecmundo

Mark Zuckerberg deu uma prévia do novo headset de realidade virtual da Meta, com janela de lançamento esperada para dezembro deste ano. O Projeto Cambria ainda pode adotar nome Meta Quest Pro, aposentando oficialmente a marca Oculus da startup original, adquirida em 2014.

Durante a apresentação divulgada nesta última quinta-feira (12/05), o CEO da Meta exibiu algumas novidades interessantes da nova versão de seus óculos VR, como a evolução do modo de realidade misturada, que combina espaço real com objetos e atividades virtuais.

Combinando mundo virtual e real, agora colorido

A Presence Platform não é novidade para os donos do Oculus Quest 2: ela utiliza um método de passthrough que captura o ambiente ao redor do usuário e transmite a imagem no visor do headset. Entretanto, até o momento, os elementos do mundo real são exibidos em preto e branco.

A atual experiência já é bem satisfatória, e permite interagir com elementos digitais sem destruir a mesa de centro ou chutar o sofá. No entanto, o futuro dispositivo faz a captura e reprodução do espaço com alta fidelidade de cores.

Rumo ao Metaverso

O algoritmo avançado de reconstrução de ambiente do Projeto Cambria integra os mundos real e virtual de maneira mais orgânica, e torna as tarefas e jogos nos novos óculos VR bem mais atraentes e confortáveis.

Mais do que reduzir o desconforto de sistemas de realidade virtual, melhorar a experiência de realidade misturada é um dos principais focos da empresa de Zuckerberg para criar um metaverso atraente para grupos maiores de usuários, e não apenas entusiastas de tecnologia.

O nome Meta Quest Pro ainda não está confirmado, mas faria sentido considerando o rebranding recente da Meta e a proposta de unificar todos os serviços da empresa sob uma única marca forte. O lançamento ainda está previsto para o final do ano, mas até o momento não existe uma data definida.

Veja também