Samsung remove o 'Z' dos celulares dobráveis nos países bálticos

Por André Luiz Dias Gonçalves

29/03/2022 - 09:002 min de leitura

Samsung remove o 'Z' dos celulares dobráveis nos países bálticos

Fonte :  Samsung/Reprodução 

Imagem de Samsung remove o 'Z' dos celulares dobráveis nos países bálticos no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os celulares dobráveis da Samsung à venda em alguns países da Europa passaram por uma pequena modificação na nomenclatura, como relatou o especialista em tecnologia Ishan Agarwal em seu perfil no Twitter, nesta terça-feira (29). De acordo com ele, a fabricante removeu a letra “Z” dos modelos.

Com a mudança, smartphones como o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3, por exemplo, estão sendo listados no site oficial da marca sem o “Z”. Dessa forma, eles aparecem como Galaxy Fold 3 e Galaxy Flip 3 nas páginas da fabricante, mas a nova nomenclatura aparentemente é restrita a certos mercados.

Além da alteração nos sites da marca, a mudança de nome dos celulares Galaxy dobráveis também deve aparecer nas caixas dos dispositivos. Conforme Agarwal, a fabricante já mandou imprimir novas caixas para os aparelhos nos mercados afetados, que não incluem o tradicional “Z” da linha.

Segundo o SamMobile, a modificação pode ser notada na loja online oficial da gigante sul-coreana em países como Lituânia, Letônia e Estônia. Ela teria acontecido recentemente e não há informações se será definitiva e ampliada para mais localidades, pois a Samsung não forneceu qualquer detalhe até o momento.

Por que mudou?

Como a big tech ainda não se pronunciou oficialmente sobre a retirada da letra “Z” dos celulares dobráveis, há apenas especulações relacionadas ao assunto. Uma das possibilidades é que a mudança no nome dos dispositivos teria sido causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ao longo de março, o “Z” acabou se tornando o símbolo das tropas russas durante a invasão do país vizinho. Como o sentimento contrário à Rússia é forte nos países bálticos, a empresa teria optado por removê-lo de seus produtos vendidos localmente, devido ao clima bélico na região, segundo rumores.

A linha Galaxy Z manteve o nome no Brasil.A linha Galaxy Z manteve o nome no Brasil.

Não sabemos se é este o motivo real da mudança, mas os telefones dobráveis continuam a trazer a nomenclatura tradicional na versão ucraniana do site da companhia. O mesmo acontece na Alemanha, onde pelo menos dois estados ameaçaram processar quem usar o símbolo do exército russo publicamente.

Recentemente, a fabricante suspendeu a venda de celulares e outros produtos na Rússia em resposta aos conflitos.

Widget de produto do Hub de Ofertas


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também