Fairphone, o celular ético e sustentável, ganha terceira geração

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

27/08/2019 - 03:292 min de leitura

Fairphone, o celular ético e sustentável, ganha terceira geração

Fonte :

Imagem de Fairphone, o celular ético e sustentável, ganha terceira geração no tecmundo

Você se lembra do Fairphone? O projeto de um celular que se preocupa com sustentabilidade, relações éticas na extração de matéria-prima, manutenção e reciclagem nasceu em 2013, ganhou uma segunda edição e foi encerrado subitamente em 2017 por falta de verba. Entretanto, ele está de volta  dois anos depois com uma terceira geração igualmente ecológica.

O Fairphone 3 foi anunciado oficialmente, mantendo o lema de ser direcionado "para todos que se importam sobre como os seus produtos são feitos". O dispositivo tem especificações técnicas de um modelo intermediário, o que significa que você não fica muito atrás nos avanços da indústria — e ainda faz uma boa ação ao contribuir para o projeto e para o meio-ambiente.

Ele também está longe de apresentar um design inovador, já que essa nem a proposta: o visual é simples, com bordas relativamente espessas para a indústria atual e nada de "tela infinita" — o que, para o Fairphone, não faz a menor diferença. 

O que ele tem de especial?

Como o próprio nome já diz, o Fairphone 3 é produzido a partir de componentes "justos" — ou seja, que não exploram ilegalmente ou sob condições extremas a mão-de-obra dos trabalhadores. Todas as parcerias para conseguir materiais são feitas com cuidado, se importando até com a região de onde as substâncias são extraídas para não causar danos ao ecossistema local ou incentivar conflitos.

Fonte da imagem: Fairphone/Divulgação

O projeto ainda luta para reduzir o lixo eletrônico, já que é feito de materiais reciclados e incentiva que você entregue o seu aparelho antigo para ter a maior parte das peças reaproveitadas. O dispositivo ainda é modular, ou seja, feito em sete "pedaços" bem distintos, o que facilita a manutenção e a troca dessas peças para evitar que você gaste muito em reparo ou tenha que trocar de modelo rapidamente.

Disponibilidade

O Fairphone é vendido somente no site oficial da marca por € 450 (cerca de R$ 2 mil em conversão direta de moeda e sem contar impostos). A pré-venda está aberta a partir de hoje (27) e os envios começam no meio de setembro. Por enquanto, ele aceita apenas envios para algumas regiões da Europa.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes