Presidente Dilma sanciona lei que dá mais direitos a quem trabalha à distância

Por Felipe Gugelmin Valente

09/01/2012 - 07:521 min de leitura

Fonte :

Imagem de Presidente Dilma sanciona lei que dá mais direitos a quem trabalha à distância no site TecMundo

(Fonte da imagem: Blog do Planalto)

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado, a lei 12.551 equipara os direitos de quem trabalha fora do local de trabalho, seja em casa ou à distância. A modificação feita no artigo sexto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante direitos como hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidentes de trabalho para profissionais que desempenham suas funções fora de escritórios.

A única condição para que os direitos sejam considerados é que sejam cumpridos os pressupostos da relação de emprego. A lei também equipara os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios eletrônicos àquela exercida por meios pessoais e diretos no trabalho – ou seja, se o seu chefe costuma ligar e fazer cobranças após o horário do expediente, deve passar a pagar horas extras por isso.

Benefício aos profissionais de TI

Uma das principais categorias beneficiadas com a novidade é a dos profissionais da Tecnologia da Informação, uma vez que muitos dos profissionais da área praticam o trabalho à distância. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de TI (Sindpd), Antonio Neto, a regulamentação é favorável tanto aos trabalhadores quanto aos empregadores.

O controle das horas trabalhadas e a supervisão de tarefas podem ser feitos através de meios eletrônicos. “O controle da jornada dos profissionais online não será difícil, pois o horário pode ser medido a partir do momento em que eles se logam à rede ou aos sistemas corporativos utilizados para realizar suas tarefas”, explica Neto.

Já a contabilização das horas trabalhadas por pessoas que não necessariamente estão online durante o dia depende das convenções trabalhistas de cada área.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes