Pesquisa da Google mostra como a internet está mudando o varejo brasileiro

Por Felipe Autran

18/10/2016 - 09:391 min de leitura

Pesquisa da Google mostra como a internet está mudando o varejo brasileiro

Fonte :

Imagem de Pesquisa da Google mostra como a internet está mudando o varejo brasileiro no tecmundo

A Google encomendou uma pesquisa inédita sobre a influência das mídias digitais nas principais categorias do mercado de varejo brasileiro. Realizado pela Forrester Research, o estudo faz uma projeção até 2021 do impacto do digital nas vendas online e offline e a evolução do mobile nesse mercado.

undefined

Várias tendências para os próximos anos foram percebidas, como o crescimento das categorias de alimentos, roupas e produtos de beleza e o aumento da penetração dos dispositivos móveis.

undefined

Falando nisso, 30% dos internautas disseram acessar a internet apenas através de smartphones e tablets. Atualmente, mais de 35% do tráfego dos principais varejistas já vem desses dispositivos.

undefined

O número corresponderá a 71% da população em 2021. Isso deve resultar em milhões de pessoas realizando suas primeiras compras através da internet.

undefined

Os resultados são positivos para quem investe no mercado de vendas pela internet, que deve faturar mais de R$ 80 bilhões até 2021, correspondendo a mais de 9% do total do varejo brasileiro, cujo crescimento deve voltar a acelerar já no próximo ano.

undefined

Entre as categorias de produtos que mais sofrem influência da web na hora da compra, os smartphones estão em primeiro lugar, com 69% das vendas totais. Atualmente, 4 em cada 10 transações de aparelhos eletrônicos é impactada pela internet.

undefined

Aproximadamente 4,5 mil pessoas, com idade entre 16 e 75 anos, responderam a pesquisa. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente com base nas compras realizadas nos últimos três meses.

Veja também


Fontes