Vulcões violentos podem ter mudado o clima de Vênus, sugere estudo

Por Ricardo Isídio

21/11/2022 - 10:002 min de leitura

Vulcões violentos podem ter mudado o clima de Vênus, sugere estudo

Fonte :  Fonte: NASA/Reprodução 

Imagem de Intensa atividade vulcânica pode ter mudado o clima de Vênus, sugere estudo no tecmundo

A intensa atividade vulcânica ao longo da história antiga de Vênus pode ter mudado o clima do planeta. A informação foi apontada em um novo estudo da NASA, o qual sugere que essas erupções com duração de centenas a milhares de séculos, ocorridas em um curto intervalo no tempo geológico, causaram um efeito estufa descontrolado que levou à transição de um clima úmido e temperado para outro quente e seco.

Acredita-se que os eventos com grandes fluxos de lava, hoje solidificada, cobrem cerca de 80% de toda sua superfície. Vênus, conhecido como o “planeta irmão” da Terra em razão da semelhança em tamanho e massa entre os dois, possui temperaturas quentes o suficiente para derreter chumbo e que podem chegar a 484 graus Celsius.

Além disso, sua atmosfera tóxica, composta principalmente por dióxido de carbono e nitrogênio, representa 90 vezes a pressão da superfície da Terra. De acordo com o artigo, publicado em periódico do Planetary Science Journal, tais condições são resultado de grandes províncias ígneas (LIP, sigla para Large Igneous Provinces, no original).

Estudo da NASA sugere que intensas atividades vulcânicas transformaram o clima de VênusEstudo da NASA sugere que intensas atividades vulcânicas transformaram o clima de Vênus

LIP são áreas comumente vistas em limites de placas tectônicas que podem dar origem a sistemas vulcânicos em larga escala. Em muitos desses casos, ocasionam episódios de mudança climática e extinção em massa em um planeta. Sabe-se que a Terra passou por pelo menos cinco desses grandes eventos catastróficos, que eliminou mais de 50% da vida animal em cada um deles.

Contudo, nosso planeta não experimentou tantas atividades vulcânicas para gerar perturbações climáticas extremas como as de Vênus. O próximo desafio para os cientistas será entender as dinâmicas próprias atuantes naquele mundo para saber o momento de maior impacto, responsável por transformar o planeta em um ambiente quente e seco — inóspito para formas de vida como conhecemos.

Nesse contexto, vindouras missões de agências espaciais têm o propósito de investigar a superfície e a atmosfera de Vênus. Como exemplos principais estão a VERITAS e DAVINCI, que vão analisar a história da água e quando ela pode ter desaparecido, trabalhos que visam entregar informações detalhadas sobre como o clima de Vênus mudou ao longo do tempo.

Veja também


Fontes