SpaceX planeja realizar 1º voo orbital da Starship em julho

Por André Luiz Dias Gonçalves

28/06/2021 - 16:001 min de leitura

SpaceX planeja realizar 1º voo orbital da Starship em julho

Fonte :  Flickr/SpaceX 

Imagem de SpaceX planeja realizar 1º voo orbital da Starship em julho no tecmundo

O primeiro voo de teste orbital da Starship pode acontecer em julho. A possibilidade foi mencionada pela Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, durante a conferência de Desenvolvimento Espacial Internacional realizada virtualmente pela National Space Society, na sexta-feira (25).

Em testes desde 2020, os protótipos da nave com a qual Elon Musk pretende ir à Lua e posteriormente a Marte têm aumentado cada vez mais a altitude alcançada. No entanto, eles ainda não saíram da atmosfera terrestre, o que pode acontecer no voo orbital.

Para tanto, a companhia precisa de autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A agência está analisando a solicitação e revisando as exigências, mas não respondeu até o momento, o que pode atrasar os planos de decolagem no próximo mês.

Por enquanto, os protótipos da Starship só realizam voos curtos.Por enquanto, os protótipos da Starship só realizam voos curtos.

Em relação a isso, Shotwell reconheceu a possibilidade de atraso, mas disse que a Starship está pronta para decolar nos próximos dias. “Espero que consigamos, mas todos sabemos que isso é difícil. Estamos realmente prestes a voar nesse sistema, ou pelo menos tentar o primeiro voo orbital”, afirmou.

Viagem deve durar 90 minutos

Conforme o plano de voo detalhado pela empresa no mês passado, o protótipo decolará da base de Boca Chica, no Texas (EUA), impulsionado pelo foguete Super Heavy, subindo até a órbita. Em seguida, a nave iniciará as manobras de retorno, pousando em uma plataforma no Havaí.

O experimento, que deve durar 90 minutos, permitirá verificar o funcionamento da nave em altitudes maiores do que as registradas até o momento. No voo mais recente, o protótipo SN15 alcançou “apenas” 10 km antes de pousar sem explodir.

A versão experimental da nave é construída em aço inoxidável e tem cerca de 50 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares. Com o foguete Super Heavy, o conjunto chega a 120 metros de altura na hora do lançamento.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também