Cabo submarino de Facebook e Microsoft quebra novo recorde de velocidade

Por Ramalho Lima

05/03/2019 - 06:001 min de leitura

Cabo submarino de Facebook e Microsoft quebra novo recorde de velocidade

Fonte :

Imagem de Cabo submarino de Facebook e Microsoft quebra novo recorde de velocidade no tecmundo

A Infinera, fabricante de equipamentos de transmissão óptica, realizou novos testes no Marea, o cabo submarino construído e instalado em conjunto pelo Facebook e Microsoft, onde foi possível atingir a incrível taxa de transmissão de dados de 26,2 Terabits por segundo.

Em teoria, a capacidade total de transmissão de dados do Marea é de 160 Tbps. Em testes anteriores, a Infinera já havia conseguido a taxa máxima de 20 Tbps. Embora a taxa média de transferência seja de 9,5 Tbps, ele continua sendo o cabo submarino de maior capacidade do mundo.

Fonte: Foss Bytes

O mais importante para este feito, é que o novo recorde de velocidade na transmissão de dados foi alcançado sem a necessidade de upgrade na infraestrutura do cabo. Basicamente, apenas ajustes de otimização foram realizados. Os resultados surpreenderam os pesquisadores da Infinera, que puderam fazer o cabo superar antigos limites sem precisar de investimentos milionários.

Sempre que nos deparamos com taxas de transferências tão altas, tentamos imaginar como seria usar uma internet com essa capacidade no nosso dia a dia. De fato, desta vez, a velocidade é tão fora dos padrões para usuários domésticos, que não podemos avaliar no que ela poderia ser empregada.

O Marea funciona sob a responsabilidade da Telxius e liga as cidades de Virginia Beach, na Virgínia (EUA), até Bilbao, na Espanha, atravessando o oceano Atlântico. Ao todo, o cabo tem mais de 6,5 mil quilômetros de extensão e está em operação desde 2017.

Widget de produto do Hub de Ofertas


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


Veja também