Intel aposta em central multimídia controlada por gestos

Por Felipe Gugelmin Valente

19/03/2013 - 09:461 min de leitura

Intel aposta em central multimídia controlada por gestos

Fonte :

Imagem de Intel aposta em central multimídia controlada por gestos no site TecMundo

Entre as empresas que apostam em um futuro diferente para a televisão está a Intel, que está preparando o lançamento de um dispositivo multimídia capaz de entregar programações hospedadas na nuvem diretamente à sala de sua casa. Para tornar o processo de escolher um programa mais simples, a empresa vai apostar em controles por gestos desenvolvidos pela Hillcrest Labs.

Baseado no chipset Atom CE5300, o Intel Media Server Reference Design (MSDR), nome provisório do aparelho, deve chegar ao mercado até o final de abril deste ano. O lançamento deve ser acompanhado por um serviço de streaming de conteúdos que deve começar a operar até o final de 2013.

Além de usar controles remotos capazes de detectar os gestos feitos pelos consumidores, a companhia pretende usar webcams para registrar informações sobre quem assiste a determinada programação. Com isso, além de oferecer sugestões de conteúdo, a organização pretende ajudar anunciantes a passar propagandas focadas em públicos mais específicos.

Design feito para licenciamentos

Ainda não está claro se a câmera acompanhará a versão básica do dispositivo ou se ela vai ser incorporada em um momento posterior. Até o momento, somente está confirmado a presença da CPU dual-core Atom CE5300 e o fato de que o gadget contará com decodificadores h.2648 B e será capaz de lidar tanto com imagens em 2D quanto com gráficos tridimensionais.

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

A Intel pretende licenciar o design do MSDR para que outras companhias o utilizem como base para oferecer serviços de televisão a cabo, streaming de conteúdos online e outras opções de entretenimento doméstico. O produto também deve se mostrar atrativo por facilitar a interação com dispositivos como smartphones e tablets, que podem servir como formas alternativas de gerenciar os conteúdos exibidos por um televisor.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes