O fim de uma era: BlackBerry não vai mais produzir smartphones próprios

Por Felipe Gugelmin Valente

28/09/2016 - 03:491 min de leitura

Fonte :

Símbolo de status e do mercado corporativo no início dos anos 2000, a BlackBerry perdeu espaço frente ao avanço dos smartphones e atualmente sofre para conquistar o público-consumidor. Como reflexo dessa situação,a  companhia anunciou nesta quarta-feira (28) que vai parar de produzir e criar o design de smartphones por conta própria — trabalhos que vão ser terceirizados para outras fabricantes.

“A companhia pretende encerrar o desenvolvimento interno de hardwares e vai terceirizar essa função para seus parceiros”, afirmou o CEO John Chen em um comunicado oficial. “Estamos atingindo um ponto de inflexão com nossa estratégia. Nossa base financeira é sólida, e nossa mudança para o software está tomando o controle”.

undefinedA empresa deve focar esforços na produção de softwares

Segundo uma estimativa feita pela Gartner, a BlackBerry registrou uma participação de somente 0,1% nas vendas de smartphones durante o segundo trimestre fiscal — o equivalente a 400.400 unidades. Com a decisão, o PRIV — primeiro aparelho da companhia baseado no Android — se torna oficialmente o último produto fabricado diretamente por ela.

Em novembro do ano passado, quando o aparelho foi lançado, Chen afirmou que a BlackBerry teria que vender 5 milhões de unidades por ano para se manter no segmento de hardwares. A companhia deve continuar focando esforços em oferecer soluções para governos e empresas privadas na forma de softwares como o BlackBerry Radar e o BlackBerry Hub+.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também