TIM, Vivo e Oi não batem meta de qualidade da Anatel em internet móvel

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

26/09/2013 - 06:061 min de leitura

TIM, Vivo e Oi não batem meta de qualidade da Anatel em internet móvel

Fonte :

Imagem de TIM, Vivo e Oi não batem meta de qualidade da Anatel em internet móvel no site TecMundo

Os medidores de banda larga móvel da Anatel. (Fonte da imagem: Reprodução/Anatel)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui uma meta mensal que deve ser atingida pelas operadoras que oferecem banda larga móvel no país – e, no mês de agosto de 2013, três das grandes empresas que disponibilizam esses serviços no Brasil não atingiram o resultado esperado.

TIM, Vivo e Oi foram reprovadas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Paraná em vários quesitos, como disponibilidade e, principalmente, velocidade instantânea.

A chamada "velocidade instantânea" é o valor de upload e download em um determinado momento de navegação. A meta a ser batida é de 95% da velocidade, mas as operadoras ou passam raspando ou não atingem a margem (em São Paulo, por exemplo, a TIM obteve 92,13%, enquanto a Vivo do Paraná registrou 93,80%).

(Fonte da imagem: Reprodução/Anatel)

Em velocidade média, que registra maior tempo de uso da internet móvel, as operadoras conseguiram atingir as metas. O relatório completo você confere clicando aqui. Até dezembro, mais estados devem ser avaliados.

Internet fixa

A Anatal mediu também a disponibilidade e a velocidade na banda larga fixa oferecida no Brasil. Operadoras como Algar, GVT, NET, Ajato, Oi e Sercomtel ultrapassaram a maioria das metas, mas escorregaram em alguns quesitos. A Oi ficou abaixo da média no Rio de Janeiro, por exemplo, mas diz que está analisando os dados para investir em operações.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes