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NASA financia aeronave conceitual capaz de mudar sua orientação

Por Felipe Gugelmin Valente

30/08/2012 - 09:521 min de leitura

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Imagem de NASA financia aeronave conceitual capaz de mudar sua orientação no site TecMundo

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

Um dos principais desafios encontrados por engenheiros ao projetar uma aeronave é conciliar a velocidade máxima do veículo com a facilidade na hora de realizar pousos e decolagens. Enquanto no primeiro caso o uso de asas com dimensões reduzidas se mostre mais apropriado, quanto maior a dimensão dessa parte de um avião, maior a facilidade que um piloto tem para sair do solo ou retornar a ele.

Para resolver esse problema, a NASA está financiando a construção de um avião capaz de realizar rotações de 90 graus durante o voo. O projeto, batizado como “supersonic bi-directional flying wing” (SBiDir-FW) conseguiria mudar sua orientação de maneira totalmente livre como forma de se adaptar a diferentes situações.

A única diferença estrutural entre os dois modos de voo (além do fato de que um deles apresenta asas com dimensões maiores) é que, em sua configuração subsônica, a aeronave apresenta winglets. Quando esses acessórios são dobrados, ocorre uma mudança aerodinâmica no veículo que faz com que ele mude de orientação e passe a voar em modo supersônico, sem que o processo exija qualquer dispositivo mecânico adicional.

US$ 100 mil em financiamento

Segundo a NASA, a versão final do projeto deve ser capaz de alcançar velocidades que ultrapassam o Mach 2, sem que isso represente um grande consumo de combustível. A expectativa é que cada avião desse tipo tenha espaço para comportar um máximo de 70 passageiros.

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

A agência norte-americana destinou US$ 100 mil para que os responsáveis pelo projeto consigam desenvolvê-lo melhor na Universidade de Miami. Caso tudo ocorra bem, os criadores do SBiDir-FW podem receber um prêmio de US$ 500 mil em algum momento. Embora isso não signifique que veremos o veículo cruzando os céus tão cedo, projetos do tipo mostram que o futuro da aviação deve ser bem diferente do que imaginamos.

Fontes: NASA, DVICE


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


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