Aos poucos, Citroën C4 Cactus começa a se despedir do mercado brasileiro

Por Yuri Chaves Silva Pinho

24/09/2024 - 11:452 min de leitura

Aos poucos, Citroën C4 Cactus começa a se despedir do mercado brasileiro

Fonte : Yuri Ravitz

As coisas andam bastante agitadas para a Citroën no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, a montadora prepara a chegada do SUV-coupé Basalt e o encerramento das ofertas do C4 Cactus, oferecido no país desde 2018.

Oficialmente, a Stellantis afirma que o SUV francês segue em linha normalmente, contudo, o relatório mensal da FENABRAVE não registra novos emplacamentos do modelo desde maio desse ano e, além disso, já não é mais possível encontrar unidades nos estoques de algumas concessionárias.

Por algum tempo, o C4 Cactus foi o único modelo que a Citroën vendia no Brasil.
Por algum tempo, o C4 Cactus foi o único modelo que a Citroën vendia no Brasil.

Ainda é possível acessar o site oficial da marca e configurar o C4 Cactus em quatro versões diferentes com preços tabelados entre R$111.990 e R$141.990, mas alguns concessionários já afirmam que o modelo saiu de linha e que os (poucos) estoques estão limitados às versões Noir e Shine Pack, equipadas com motor 1.6 turbinado de até 173cv e24,5kgfm.

Além da chegada do Basalt, a despedida do C4 Cactus também se dá pela descontinuidade dos motores 1.6 que equipam o SUV - além do já citado turbo, famoso pela sigla THP, há um aspirado conhecido pelo código EC5, presente nas duas configurações mais baratas. A Stellantis está retirando ambos de linha por conta das normas de emissões.

Na última atualização, o C4 Cactus recebeu a mesma central multimídia dos C3 e C3 Aircross.
Na última atualização, o C4 Cactus recebeu a mesma central multimídia dos C3 e C3 Aircross.

A planta de Porto Real, no RJ, ainda fabrica unidades tanto do próprio C4 Cactus quanto do motor 1.6 aspirado, mas somente para exportação para países da América do Sul. A situação deverá seguir assim até meados de 2026 quando um novo modelo chegará; segundo alguns rumores, esse modelo seria uma renovação mais profunda do C4 Cactus.

Com a retirada do C4 Cactus do catálogo, a Citroën ficará apenas com os produtos da linha C-Cubed como o novo C3 hatch (que recebeu motor turbo recentemente), o C3 Aircross que pode vir com cinco ou sete lugares e o futuro Basalt, cujo lançamento deverá ocorrer entre outubro e novembro com preços começando abaixo dos 100 mil reais.


Por Yuri Chaves Silva Pinho

Especialista em Especialista

Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do blog Volta Rápida e um fã dos clássicos dos anos 90 e 2000.


Veja também


Tags