RAM encerra produção do 1500 Classic e do icônico motor V8 HEMI

Por Yuri Chaves Silva Pinho

07/08/2024 - 16:452 min de leitura

RAM encerra produção do 1500 Classic e do icônico motor V8 HEMI

Fonte : Divulgação/Stellantis

Não é só a Maserati que está dando adeus aos motores V8. A norteamericana RAM, do grupo Stellantis, anunciou o fim definitivo da produção do seu modelo mais antigo e, com ele, o encerramento de um dos motores mais icônicos da história.

O 1500 Classic era produzido desde 2009, tendo nascido na época em que as picapes Ram ainda eram comercializadas sob o guarda-chuva da Dodge. Com a evolução do grupo FCA para Stellantis e os reposicionamentos de marcas e produtos, o nome Ram se transformou na marca RAM e os códigos 1500 e 2500, entre outros, passaram a designar modelos.

Quando a quinta geração do RAM 1500 foi lançada dez anos depois, a marca optou por continuar com a comercialização da quarta geração sob o nome 1500 Classic para oferecer um veículo na mesma faixa de preço das picapes menores, porém, com os mesmos predicados e o robusto motor V8 HEMI de sempre.

Versão R/T foi feita para homenagear o passado e marcar a despedida do 1500 Classic.
Versão R/T foi feita para homenagear o passado e marcar a despedida do 1500 Classic.

No Brasil, o RAM 1500 Classic chegou em agosto de 2022 com duas versões: Laramie (R$349.990) e Laramie Night Edition (R$359.990). Atualmente, ambas ainda são oferecidas por R$20.000 a menos em relação ao lançamento e ganharam a companhia da edição especial de despedida R/T, limitada a 100 unidades, pelo preço de R$359.990.

O conjunto mecânico é sempre o mesmo, composto por um motor 5.7 de oito cilindros em V, a gasolina e naturalmente aspirado, capaz de entregar até 400cv e 56,7kgfm com câmbio automático de oito marchas e tração integral seletiva, do tipo 4WD, que conta com opções de 4x4 permanente e 4x4 reduzida.

Falando no motor, a linhagem HEMI teve início logo no começo dos anos 50 e atravessou as décadas equipando inúmeros carros da Chrysler e Dodge, entre outras montadoras, possuindo três gerações de famílias de motores. Seu nome se dá pelas câmaras de combustão hemisféricas e sua marca registrada é o ronco grave, encorpado, que fez milhões de fãs.

Motor V8 HEMI é muito grande e, por isso, não pode ser utilizado em qualquer carro.
Motor V8 HEMI é muito grande e, por isso, não pode ser utilizado em qualquer carro.

Com o fim dos V8 na Stellantis, os motores mais fortes do grupo passam a ser os da família Hurricane que incluem, por exemplo, o 2.0 turbo de até 272cv e 40,8kgfm que equipa RAM Rampage, Jeep Compass e Commander. O mais forte deles é um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha que entrega mais de 540cv e 70kgfm.

A RAM já vem testando os 1500 reestilizados com motor 3.0 Hurricane no Brasil, portanto, há a possibilidade do modelo pré-facelift ocupar o lugar do finado 1500 Classic, a fim de manter a experiência do V8 em um pacote sem tantas modernidades e, portanto, mais barato para continuar na briga com as picapes médias.


Por Yuri Chaves Silva Pinho

Especialista em Especialista

Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do blog Volta Rápida e um fã dos clássicos dos anos 90 e 2000.


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