Micro, padrão e plug-in; conheça os tipos de carros híbridos que existem

Por Yuri Chaves Silva Pinho

12/07/2024 - 10:153 min de leitura

Micro, padrão e plug-in; conheça os tipos de carros híbridos que existem

Fonte :  Yuri Ravitz 

Imagem de Micro, padrão e plug-in; conheça os tipos de carros híbridos que existem no tecmundo

Nos últimos anos, as empresas do setor automotivo tentaram impulsionar a transição para a mobilidade 100% elétrica com inúmeros avanços tecnológicos, novas ideias e veículos para todos os gostos e bolsos, contudo, os muitos obstáculos que ainda não foram superados acabaram por reduzir o ritmo da onda global de eletrificação absoluta das frotas.

Com isso, os carros híbridos começaram a ganhar muito mais força e atenção do que nunca, se mostrando o meio-termo ideal para quem pensa em abraçar a nova tendência da mobilidade mas, por qualquer motivo, ainda tem receio de entrar de cabeça e investir tanto dinheiro em algo que não foi 100% estabelecido no mercado.

Pensando nisso, o TecMundo decidiu fazer um resumo de como funcionam os três principais tipos de sistemas híbridos que equipam os carros de passeio à venda no mercado brasileiro, a fim de facilitar o seu entendimento sobre esse tipo de veículo e ajudar a entender como cada um pode se encaixar no seu dia-a-dia, ajudando-o a reduzir emissões e gastos de combustível. Confira!

Motor a combustão de um Volvo XC40 PHEV e, ao lado, parte da arquitetura elétrica.Motor a combustão de um Volvo XC40 PHEV e, ao lado, parte da arquitetura elétrica.

Micro-híbrido (MHEV): os micro-híbridos já foram chamados de híbridos-leves, da sigla em inglês MHEV (mild-hybrid electric vehicle); a mudança de nome ocorreu em maio desse ano após definição da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico . Eles representam o primeiro nível de eletrificação que um carro pode receber, pois é o sistema mais básico de todos e não permite a propulsão unicamente por energia elétrica, uma vez que a bateria é muito pequena e o motor elétrico não consegue mover o automóvel sozinho.

Ele traz um componente que substitui, ao mesmo tempo, o motor de arranque tradicional e o alternador por uma coisa só, chamado de Belt Starter Generator (BSG) ou "gerador de partida por correia". Sua função é a de auxiliar o motor a combustão, gerando força extra em ultrapassagens/retomadas ou permitindo que ele seja desligado em velocidade de cruzeiro, economizando combustível e mantendo todos os acessórios em funcionamento. Ele equipa carros como Kia Stonic, CAOA Chery Tiggo 5X, Audi A3, entre outros.

Corolla Cross XRX é um bom exemplo de híbrido tradicional.Corolla Cross XRX é um bom exemplo de híbrido tradicional.

Híbrido (HEV): eis o meio-termo em matéria de veículos eletrificados. Os híbridos convencionais ou padrão, chamados apenas de híbridos, atendem pela sigla HEV (hybrid electric vehicle) e já são capazes de rodar curtas distâncias sem gastar uma gota de combustível. A parte elétrica de um híbrido tradicional é mais robusta, contando com baterias de capacidade razoável e motores elétricos com o mesmo nível de potência/torque ou até maior do que o motor a combustão com o qual trabalham em conjunto.

Um híbrido pode circular pelas ruas com apenas um dos motores em uso, sempre priorizando o elétrico, ou ambos quando for necessário mais força para ultrapassagens e subidas, por exemplo, mas a autonomia em modo 100% elétrico ainda não é das melhores; em contrapartida, o consumo de combustível pode cair drasticamente, dependendo do seu uso. Ele está em carros como Toyota Prius, Corolla e Corolla Cross, Honda Civic e Accord, etc.

Híbridos plug-in podem ser recarregados por tomada.Híbridos plug-in podem ser recarregados por tomada.

Híbrido plug-in (PHEV): esse é o último e maior estágio de eletrificação que pode ser aplicado a um veículo sem torná-lo 100% elétrico. Os híbridos plug-in seguem a sigla PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) e podem ser utilizados por trajetos urbanos sem ligar o motor a combustão para absolutamente nada. Basicamente, eles pegam a receita dos híbridos convencionais e acrescentam baterias maiores para permitir uma autonomia puramente elétrica considerável, podendo passar dos 100km em alguns carros.

Por conta dessas baterias maiores, os híbridos plug-in são os únicos que permitem a recarga por tomada em casa ou nas estações de rua, além do próprio motor a combustão que pode atuar como gerador e alimentar a parte elétrica, tal qual acontece nos híbridos padrão. Embora tudo isso aumente o uso em modo elétrico, também eleva consideravelmente o peso do automóvel e exige manutenção mais atenciosa/custosa. O sistema PHEV está presente em carros como Volvo XC60 Recharge, GWM Haval H6 GT, Porsche Cayenne e-Hybrid, etc.

Quer saber mais sobre o mundo dos veículos eletrificados? Não perca nenhum conteúdo do TecMundo aqui no nosso portal ou nas redes sociais. Até mais!


Por Yuri Chaves Silva Pinho

Especialista em Especialista

Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do blog Volta Rápida e um fã dos clássicos dos anos 90 e 2000.


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