USB Tipo C quer se tornar a tecnologia certa para transmitir áudio

Por Felipe Gugelmin Valente

17/08/2016 - 06:241 min de leitura

USB Tipo C quer se tornar a tecnologia certa para transmitir áudio

Fonte : CNET

Apesar de muitos não estarem animados com o fim dos conectores de ouvido tradicionais no Moto Z e no próximo iPhone, muitas empresas da área apostam que os consumidores vão mudar de ideia sobre o assunto em breve. Entre elas está a Intel que, junto a seus parceiros, quer transformar a tecnologia USB Tipo C na solução mais completa para quem deseja consumir áudio com qualidade.

A ideia da empresa é que, futuramente, os consumidores vão passar a investir em fones de ouvido com conexões USB Tipo C nativas ou que dispensam fios para funcionar graças a tecnologias como o Bluetooth. Para aqueles que desejam manter seus acessórios antigos, adaptadores devem permitir que os dois padrões conversem entre si.

Para que isso seja possível, a Intel está investindo pesado no padrão USB Tipo C 3.0, que promete uma compatibilidade maior com formatos de áudio recentes. Também haverá a introdução de novos conceitos de “Domínio de Energia” para permitir que os fones compatíveis usem menos eletricidade durante sua operação — algo essencial para produtos que devem ficar ligados a smartphones e tablets.

Dispositivos mais finos e com áudio aprimorado

A adoção da tecnologia traz às fabricantes a possibilidade de abandonar circuitos que fazem a transição de sinais analógicos para digitais, o que resulta em equipamentos mais finos. Para os audiófilos, há a promessa de uma maior qualidade sonora e recursos como o cancelamento de ruídos externos e a possibilidade de escolher entre diferentes mixagens.

undefinedO novo padrão promete oferecer uma qualidade de áudio maior aos consumidores

A Intel também promete que a atualização vai oferecer uma alternativa para a exibição de vídeos e atividades produtivas, embora ainda não seja boa o suficiente para jogos — todos os recursos funcionam mesmo que você esteja usando um hub para ligar diversos aparelhos. Para completar, o USB Tipo C 3.0 vai incluir novos padrões de autenticação como forma de aumentar a segurança dos aparelhos compatíveis.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também