Hacker invadiu 150 mil impressoras para alertar sobre risco de ataques

Por Felipe Gugelmin Valente

07/02/2017 - 08:211 min de leitura

Hacker invadiu 150 mil impressoras para alertar sobre risco de ataques

Fonte : Bleeping Computer

Para aumentar a conscientização sobre o risco que o uso de eletrônicos com conexões desprotegidas trazem, um hacker decidiu agir de maneira bastante inusitada. Usando seus conhecimentos, a pessoa identificada como “Stackoverflowin” afirma ter invadido 150 mil impressoras vulneráveis.

Segundo ele, a intenção era mostrar que é necessário investir em firewalls e outras medidas de segurança para evitar ações desse tipo. O processo foi realizado através de um script automático que afetou aparelhos de marcas como HP, Brother, Epson e Canon, entre outras. O hacker instruiu as máquinas a imprimir documentos com textos de alerta e desenhos feitos em ASCII.

Além de atingir impressoras caseiras e máquinas localizadas em escritórios, o hack também afetou máquinas de recibo. O hacker informou ao site Bleeping Computer que seu script atinge “alvos que têm portas IPP (Internet Printing Protocol), portas LPD (Line Printer Daemon) e que deixam a porta 9.100 aberta para conexões externas”.

“Obviamente não há uma botnet”, afirmou o responsável pela invasão. “As pessoas fizeram isso no passado mandando panfletos racistas... Não é o que eu faço, eu quero ajudar as pessoas a consertarem seus problemas, ao mesmo tempo em que me divirto um pouco durante o processo”.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também