Até a Apple ajudou a procurar o avião desaparecido da Malaysia Airlines

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

02/03/2016 - 02:482 min de leitura

Até a Apple ajudou a procurar o avião desaparecido da Malaysia Airlines

Fonte :

Imagem de Até a Apple ajudou a procurar o avião desaparecido da Malaysia Airlines no tecmundo

Você se lembra do caso do voo 370 da Malaysia Airlines, aquele que desapareceu por motivos não conhecidos e ainda não foi localizado? O caso foi mais ou menos revivido por conta de um depoimento da Apple, que revelou ter sido uma das empresas mobilizadas na busca pela aeronave.

Vamos começar a história do início. A Apple está em Washington testemunhando a respeito do caso do tiroteio de San Bernardino, que colocou a empresa em uma disputa judicial contra o FBI — a agência pediu um software de desbloqueio para o smartphone de um suspeito, a Maçã se recusou e o caso foi para o tribunal.

O conselheiro geral Bruce Sewell foi representar a Apple e teve que responder uma questão peculiar do representante legal do estado da Louisiana, Cedric Richmond: "Se há um terrorista e ele colocou a localização de uma bomba nuclear no celular, mas morre, quanto tempo a Apple leva para desenvolver a tecnologia para encontrar onde a bomba está? Ou a Apple não seria capaz de fazer isso em um curto período de tempo?", questionou.

A resposta

A ideia era saber até que ponto a Apple estaria disposta a cooperar — e com que velocidade. A resposta é que a empresa olharia os dados no entorno do aparelho, como operadoras e dispositivos conectados. Para falar sobre isso, Sewell retornou ao caso do avião. "Quando o Malaysia Airlines sumiu, uma hora depois de ele ter sido declarado desaparecido, tínhamos operadores da Apple trabalhando com operadoras de todo o mundo, as companhias aéreas e o FBI para procurar um 'ping'. Para encontrar uma forma de localizar o avião", contou.

Ainda não é possível saber até que ponto a resposta agradou a Justiça, mas é curioso saber que a empresa esteve envolvida nessas buscas. De quais outros eventos mundiais a Maçã participou que nem fazemos ideia?

O FBI está certo em pedir para Apple acesso ao iPhone? Comente no Fórum do TecMundo


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também