Relatório mostra que o Lollipop ainda é a versão mais usada do Android

Por Felipe Gugelmin Valente

03/08/2016 - 04:041 min de leitura

Relatório mostra que o Lollipop ainda é a versão mais usada do Android

Fonte : Android Developers

Divulgado oficialmente pela Google nesta quarta-feira (3), o relatório de distribuição do Android mostra que, apesar de a versão Marshmallow ter crescido em participação, o Lollipop continua sendo o lançamento mais usado pelos consumidores. A análise realizada pela empresa toma como base somente os dispositivos que podem se conectar de alguma forma à loja Google Play.

Atualmente, o Android Marshmallow está presente em 15,2% dos dispositivos, enquanto a versão Lollipop do sistema aparece com 35,5%. O KitKat também aparece com bastante força, estando presente em 29,2% dos gadgets avaliados pela empresa, enquanto o Jelly Bean aparece com uma fatia de 16,7%.

Em compensação, as versões Ice Cream Sandwich (1,6%), Gingerbread (1,7%) e Froyo (0,1%) surgem com números cada vez menores. Vale notar que a análise efetuada pela Google só compreende aparelhos com o Android 2.2 ou superior, o que significa que ela não leva em consideração os poucos dispositivos “jurássicos” que ainda estão em operação.

undefinedO Android Marshmallow ainda surge de forma discreta na pesquisa

Infelizmente, a participação do Android Marshmallow não é fruto de um processo de atualização mais rápido. Como bem observou o site Android Pit, a versão mais atual passou a ser mais usada graças ao fato de que um número maior de consumidores optou por adquirir novos aparelhos com a versão pré-instalada — ou seja, quem já contava com um smartphone desatualizado provavelmente permaneceu em situação semelhante no período analisado.

A Google deve enfrentar mais um desafio relacionado à fragmentação do sistema operacional ainda este mês, quando o Android Nougat deve ser disponibilizado oficialmente. Enquanto uma atualização para os dispositivos Nexus mais recente está garantida, ainda está incerto como fabricantes de renome como Samsung, LG, Sony e HTC (entre outras) vão lidar com a novidade.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também